Empreendedorismo na Universidade pode incentivar inovação tecnológica

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/85835526″ params=”” width=” 100%” height=”166″ iframe=”true” /]

Reproduzido de www.ufmg.br
O jovem professsor Aluir Dias participou de várias competições de inovação,  e já ganhou vários prêmios, nacionais e internacionais. Foto de arquivo pessoal, reproduzida de www.ufmg.br

A pesquisa universitária pode e deve participar – ativamente – do cenário do desenvolvimento do país. Esta é a principal linha de raciocínio proposta pelo professor Aluir Dias, coordenador do recém-criado Núcleo de Empreendedorismo da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG, nosso entrevistado do Ondas da Ciência desta semana (#60).

Ele chama a atenção para a necessidade de que o conhecimento científico produzido nas universidades públicas retorne à sociedade, que é quem financia a pesquisa brasileira, e apresenta sua visão sobre como o mundo dos negócios pode promover essas mudanças.

Propondo que as universidades de Minas Gerais se unam o professor Aluir Dias também afirma que o “negócio” é começar logo e mostrar que a iniciativa pode dar resultados positivos. E o primeiro passo é a formação. Que, se possível, deve começar na faculdade.

EXTRA – O professor recomenda que o empreendedor de base tecnológica se familiarize com a maneira convencional e adequada de abordar um investidor ou parceiro, que é conhecida como Pitch, que se divide em 3 etapas. Por isso, além da entrevista a gente preparou um material onde o pesquisador apresenta melhor o Pitch (Ouça).

.

Trilha sonora: Brass – 5.mp3; Tejaswi_Hyperbola-160.mp3;

Compartilhe nas redes sociais
0Shares

2 comentários em “Empreendedorismo na Universidade pode incentivar inovação tecnológica

  • 2 de abril de 2013 em 09:04
    Permalink

    Parabéns ao Professor Aluir Dias.
    Acredito que uma das melhores formas de retornar o investimento que a sociedade faz nas nossas graduações e pesquisas nas universidades públicas é ensinar aos alunos do ensino fundamental e médio a se familiarizarem com pesquisa.
    Sou graduado pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/Universidade Federal de Uberlândia em Ciências Biológicas e sou professor na Escola Est. Cel. Tonico Franco, onde iniciamos um projeto de Iniciação Científica em que estimulamos os alunos a desenvolverem uma pesquisa, sem nenhum vínculo com disciplinas, no contra-turno da escola,onde buscam conhecerem algo e também de participarem de eventos científicos.
    O crescimento como alunos e como pessoas daqueles que participaram e estão participando é enorme e vê-los discutindo sobre ciências nos engrandece e mostra que vale a pena.

    Resposta
    • 2 de abril de 2013 em 09:36
      Permalink

      Obrigado por participar, Pedro. Sua mensagem foi enviada ao professor Aluir. Continue seguindo o nosso programa e, se possível, compartilhe-o nas redes sociais e com seus alunos. Assim, mais pessoas poderão se informar e participar desta iniciativa de divulgação da ciência produzida em Minas Gerais. Se você fizer sua assinatura em RSS (no cabeçalho, à direita), toda vez que a gente publicar alguma coisa no Blog você receberá a notícia por email. Volte sempre…

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *