Sexualidade deve ter atenção dos profissionais de saúde, afirma francês

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/82716842″ params=”” width=” 100%” height=”166″ iframe=”true” /]

Ondas da Ciência, o podcast da FAPEMIG, está de volta. E como a gente andou planejando algumas novidades para 2013, hoje o nosso tema e o nosso entrevistado são internacionais: sexualidade.

Segundo o professor Alain Giami, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França e diretor científico da Cátedra Unesco Saúde sexual e Direitos humanos, os profissionais de saúde, em suas diversas áreas, podem cumprir melhor seus papéis se estiverem capacitados a abordar questões relacionadas aos direitos e à saúde sexual e reprodutiva de seus pacientes.

Para o professor a revolução sexual, de maio de 68, foi ligada à ideia de juventude. As ideias sobre a sexualidade mudaram. Aliás, já vinham sendo mudadas desde o iluminismo, a Era da Razão, no século dezoito. Ele ensina que segundo a Organização Mundial de Saúde, Saúde sexual não significa “apenas ausência de doença, disfunção ou enfermidade”, mas, sim, “um estado de bem estar físico, emocional, mental e social, associado à sexualidade”.

Giami afirma que já há algum tempo a medicina, e a ciência de forma geral, reconhecem que a sexualidade tem duas funções: a reprodutiva e a erótica, que tem tudo a ver com bem estar e saúde. Nesse sentido, equívoco comum é relacionar saúde sexual à idade fértil, especialmente da mulher. Por isso, saber canalizar a energia sexual não só eleva o bem estar como pode ajudar na recuperação de doenças graves. E os profissionais de saúde, das várias áreas, são muito importantes no processo de aconselhamento desses pacientes, o que exige um conhecimento mais consistente a respeito.

O relatório da 4ª Conferência Mundial sobre Mulheres, de setembro de 1995, garante que “A eliminação da discriminação contra as mulheres constitui uma necessidade para o progresso da humanidade”. E será em setembro de 2013, em Porto Alegre, o Congresso Mundial da Associação Mundial da Saúde Sexual, que irá tratar do desenvolvimento da saúde sexual em nosso país e em toda a América Latina.

O Ondas da Ciência é um podcast – programa de rádio distribúido pela internet – dirigido a divulgar e promover o debate no meio da sociedade de temas de ciência e tecnologia. Mande sua opinião ou sugestões de temas. Compartilhe o nosso programa nas suas redes sociais.

Fale conosco: acs@fapemig.br

Veja também: Apresentação Dr. Alain Giami – Saúde Sexual_Inserm_Conceitos (em português) (PDF – 33 lâminas)

Trilha sonora:

Compartilhe nas redes sociais
0Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *