E se pudéssemos recarregar a bateria dos nossos aparelhos sem precisar conecta – los à tomada? Impossível? E se existisse um spray que pudesse ser capaz de armazenar e fornecer energia?

Pesquisadores da Universidade Rice, em Houston nos Estados Unidos, desenvolveram uma tinta spray que é capaz de armazenar e fornecer energia elétrica. Esse invento nada mais é do que uma bateria de íon-lítio, as mesmas que usamos nos nossos celulares e laptops. A tinta spray pode ser borrifada sobre qualquer superfície, desde ladrilhos de banheiro a uma caneca de chope. Essa invenção pode revolucionar o padrão atual de baterias que alimentam nossos gadgets e, assim, criar equipamentos mais finos e leves.

Para testar os cientistas pintaram seis azulejos e os conectaram a uma célula solar, alimentada por uma luz branca de laboratório. Depois de carregada, a bateria conseguiu fornecer energia elétrica durante seis horas para iluminar um letreiro eletrônico com o nome da universidade. Após serem carregadas e descarregadas 60 vezes, houve apenas uma pequena queda na capacidade da bateria.