Programas de Ciência no telejornalismo


Publicado em 05/03/2012 às 14:02 | Por Ana Flávia de Oliveira

As invenções que dão mais agilidade e segurança à construção civil, a compreensão dos fenômenos metereológicos e o emprego de novas técnicas de computação gráfica aplicada nas artes surgem a partir de pesquisas científicas. Tudo é ciência, ao contrário do que podemos associar quando ouvimos esta palavra. A imagem, muitas vezes caricata, do cientista maluco vestido com um guarda-pó grande, óculos grossos e aparência desleixada, fica cada vez mais distante da realidade que vivemos hoje.

Um exemplo disso é que temos páginas inteiras dedicadas ao assunto em jornais diários, revistas sobre o tema, que também é alvo de milhões de seguidores mundo afora nas redes sociais. E transformar essa linguagem, muitas vezes complexa, em algo fácil das pessoas entenderem é um papel delicado para jornalistas, no entanto o que se vê é que Ciência, Tecnologia e Inovação caíram nas graças dos consumidores de informação e que a imprensa tem cumprido bem seu papel de levar esse tipo de informação aos públicos-alvo.

E quando se trata do meio eletrônico, como a televisão, as imagens podem facilitar essa comunicação, mas nos canais abertos, as iniciativas ainda são tímidas. Os programas são de curta duração e o horário, na maioria das vezes, não são os melhores. Muitos canais ainda não têm um programa específico sobre o assunto, apenas reportagens em telejornais. Algumas tentativas são feitas em emissoras públicas de forma direta e indireta. Destaques para o Trem da Ciência da TV Brasil e para o Repórter Eco da TV Cultura, que já está no ar desde 1992.

Outras experiências na televisão aberta podem ser vistas nas manhãs de domingo. Na TV Globo, dois programas discutem ciência e as inovações tecnológicas, com o Globo Ciência, outra experiência bem sucedida. O programa está no ar há quase 28 anos, e o Globo Universidade. A ideia de se fazer a divulgação científica é válida, embora os horários não sejam um atrativo para os telespectadores. Entretanto, uma proposta interessante para se discutir o assunto está em uma emissora da própria Globo. É o programa Espaço Aberto Ciência e Tecnologia exibido há dez anos pela Globo News (canal fechado) e semanalmente mostra os avanços que pesquisas científicas representam para a sociedade.

Alguns programas também poderão ser vistos pela internet nos sites das emissoras.

Sobre os programas

Trem da Ciência (TV Brasil)

Série voltada para o público infantil com enfoque científico e didático. Produzida na Áustria, o programa apresenta a viagem dos personagens Thomas e Kati que levam o público a uma expedição a bordo do “Trem da Ciência”, onde acontecem descobertas, experiências e investigações.

Exibição: quintas-feiras às 19h30

Repórter Eco (TV Cultura)

O Repórter Eco é uma revista semanal especializada em meio ambiente. Aborda pesquisas para o desenvolvimento sustentável e conservação dos biomas brasileiros, proteção da rica diversidade biológica e cultural do país, projetos para manter para o futuro os recursos hídricos, entre outros.

Exibição: domingos às 17h30

Globo Ciência (TV Globo)

O Globo Ciência é o programa de divulgação científica de maior longevidade na TV brasileira. O programa mostra de que forma o conhecimento científico pode contribuir para melhorar a vida cotidiana dos telespectadores.

Exibição: sábados às 6h45

Globo Universidade (TV Globo)

O Globo Universidade firma com o meio acadêmico parcerias que geram conteúdo, auxilia na capacitação de talentos e promovem debates sobre temas relevantes nas áreas de comunicação, artes, ciências sociais e tecnológicas.

Exibição: sábados às 7h (TV Globo);

Sábados às 15h30 (Globo News);

Sábados, às 13h30; quartas-feiras, às 15h; quintas-feiras, às 3h (Canal Futura)

Espaço Aberto Ciência e Tecnologia (Globo News)

Ao logo dos seus 10 anos de existência, a equipe visitou vários países em busca de novidades que saíram de dentro dos laboratórios para nosso dia a dia. Programas comemorativos de aniversário nos dias 5 e 12 de março.

Exibição: segundas-feiras às 21h30

Tags

Artigos Relacionados