O Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (PCCT), uma iniciativa da Assessoria de Comunicação da FAPEMIG, com total apoio da instituição, começou suas atividades em fevereiro de 2011. Terminamos o ano com a publicação de seis edições da revista Minas Faz Ciência, sendo uma delas especial, totalmente voltada para a internacionalização da ciência mineira. Na FAPEMIG, as parcerias institucionais cresceram ao longo dos anos e foram institucionalizadas em 2011. O número especial procura dar conta desse processo.

Nas seis edições, com o total de 300 páginas produzidas, mantivemos o propósito estabelecido desde o primeiro número, de oferecer aos leitores os diversos ângulos em que a Ciência aparece na vida das pessoas. Estudos sobre a mobilidade urbana, como a integração das polícias e a implantação de programas sociais ajudaram a reduzir índices de criminalidade na capital mineira, o projeto “A Ciência no Salão de Beleza, pesquisas que repensam a destinação dos resíduos sólidos na sociedade do hiperconsumo são alguns dos temas estampados nas edições de 2011.

Há que se destacar a reforma gráfico-visual empreendida pelo nosso editor de arte, Hely Costa Jr, estabelecida a partir do número 45, correspondente ao trimestre de março, abril e maio.

Ao lado deste blog, que comporta textos, imagens, podcasts e vídeos, a revista procura cumprir sua missão, de democratizar as informações referentes às pesquisas empreendidas a partir de MInas.

Que em 2012 possamos continuar nessa trilha.