Volpato: "Ou o século XXI é dedicado aos valores humanos, morais e éticos... ou de nada valeram os avanços tecnológicos conquistados até aqui". Foto: Unesp.br

“Método lógico para redação científica” é o nome do curso que será ministrado pelo professor Gilson Volpato, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), oferecido nos dias 17 e 18 de novembro, em Belo Horizonte, pelo Departamento de Fonoaudiologia da UFMG.. Foto:

Biólogo, pós-doutor em Agricultura, doutor e mestre em Ciências Biológicas, Gilson Volpato é professor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências de Botucatu, da Unesp, revisor de revistas internacionais e de agências de fomento brasileiras, editor-chefe da Annual Review of Biomedical Sciences (ARBS), bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ – Nível 1B, dentre outros.

O curso, dirigido a quem produz ou tenciona escrever artigos científicos, papers, teses, monografias, promete, em 16 horas, mostrar a essência dos equívocos técnicos que devem ser eliminados para se aprimorar a exposição de ideias de forma clara, objetiva e cientificamente corretas. “A redação precisa ter como base única a lógica da ciência e não “regrinhas” estabelecidas pelo costume”, orienta Volpato.

Nesse sentido serão dadas explicações tais como o porquê de todas as decisões relativas ao texto científico deverem sempre ser pautadas por justificativas lógicas, decorrentes do processo de fazer e também de comunicar ciência. Assim como dicas práticas e objetivas para evitar alguns deslizes que podem manter fora das publicações alguns trabalhos muito bons, mas que não alcançaram o nível editorial necessário para as grandes revistas. Tudo isso, a partir de sua experiência de mais de 25 anos na área e sete livros publicados sobre o assunto. O último, homônimo do curso, foi lançado em janeiro deste ano.

Enquanto houver vagas, os valores de inscrição, até 31 de outubro, variam entre R$100 e R$150, em três categorias, depois dessa data serão reajustados em cerca de mais 20% do valor atual.

serviço
Método lógico para redação científica
17 e 18 de novembro de 2011
Quinta e sexta-feira, das 8h às 17h30

Tópicos
Estrutura lógica da pesquisa
Bases para a publicação
Estruturas das partes do texto científico
Estilo científico e construção de frases e parágrafos

Local
Auditório do Conservatório de Música da UFMG
Av. Afonso Pena,1534. Centro. Belo Horizonte. MG

Inscrição
www.fundep.ufmg.br